

COMO FUNCIONA?
ENDOSCOPIA
A endoscopia é um exame médico que utiliza um tubo flexível com uma câmera na ponta, chamado endoscópio, para visualizar o interior do estômago e intestino. O exame permite o médico identificar inflamações, sangramentos e até realizar biópsias e retirada de pólipos. A endoscopia também pode confirmar a bactéria H. Pylori, um dos principais fatores de risco para o câncer gástrico.
O preparo para endoscopia exige apenas o jejum de 8 horas.
COLONOSCOPIA
A colonoscopia é um exame médico que também utiliza um tubo flexível com uma câmera na ponta, chamado colonoscópio, para visualizar o interior do reto, intestino grosso (cólon) e a parte final do intestino delgado. O exame permite o médico identificar inflamações, divertículos, sangramentos e até realizar biópsias e retirada de pólipos.
Antes da colonoscopia, é necessário um preparo intestinal para garantir que o intestino esteja limpo e livre de fezes, facilitando a visualização das imagens.
Para a endoscopia e a colonoscopia, o paciente recebe uma sedação para garantir que fique confortável e relaxado durante o procedimento. A sedação é geralmente de curta duração e o paciente pode voltar para casa com um acompanhante. Os dois exames podem ser realizados juntos comuna única sedação.
Todo o processo é indolor e dura em média de 20 a 40 minutos.
Em alguns casos, pode ser necessário suspender medicamentos. Consulte o Dr. Willy para saber quais são os medicamentos.
PARA QUEM É INDICADA?
A endoscopia é indicada para todos os pacientes que apresentam azia e queimação no estômago, náuseas e vômitos frequentes, dor abdominal superior, dificuldade para engolir (disfagia), refluxo gastroesofágico persistente, sangramento gastrointestinal (vômito com sangue ou fezes escuras) ou perda de peso inexplicada.
A colonoscopia é indicada para todas as pessoas a partir dos 45 anos, quem tem histórico de câncer na família deve realizar ainda mais cedo. Além disso, a colonoscopia também é indicada para qualquer pessoa que apresente alterações no hábito intestinal como diarreia persistente ou constipação, sangramento nas fezes ou retal, dores abdominais, alterações no formato das fezes ou perda de peso inexplicada.
BENEFÍCIOS
A endoscopia trará um diagnostico da causa dos sintomas relacionados ao estômago, com isso, o médico poderá tratar com precisão o problema e trazer alívio dos sintomas. Ela vai identificar se o paciente tem gastrite, refluxo, hérnia de hiato (quando parte do estômago se desloca para cima, ocupando a cavidade torácica), úlceras e confirmar a doença celíaca (intolerância ao glúten) através de biópsias do intestino. Além disso, vale reforçar que a endoscopia pode confirmar a bactéria H. Pylori, um dos principais fatores de risco para o câncer gástrico.
A colonoscopia pode avaliar a presença de câncer no reto ou no intestino grosso, divertículos e males inflamatórios como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Ela pode identificar e retirar pólipos, trazendo a cura, pois esses pólipos podem se transformar em câncer ao longo do tempo.
SAIBA MAIS SOBRE ENDOSCOPIA E COLONOSCOPIA:
DR. WILLY MACEDO
Cirurgião do Aparelho Digestivo
Cirurgão Bariátrico
Cirurgião Geral
CRM 24456 | RQE 22662 | RQE 25108
Dr. Willy Macedo possui residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Geral, com aptidão em Cirurgias Oncológicas Digestivas pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, além de ser endoscopista e colonoscopista.
Willy traz a experiência que adquiriu operando em grandes hospitais de São Paulo como Hospital Israelita Albert Einstein, São Luiz Morumbi e Samaritano Higienópolis, auxiliando também em cirurgias robóticas nesses hospitais.
_edited_edited.jpg)
_edited.png)


